Semana criativa de Munique
A 13.ª edição da Munich Creative Business Week (mcbw), organizada pela bayern design, vai decorrer entre os dias 11 e 19 de Maio de 2024, em Munique, na Alemanha. O mote para a edição deste ano é como co-criar com a natureza e Stefano Boeri será um dos principais intervenientes do programa, apresentando a sua visão das cidades do futuro ligadas ao meio ambiente.
Imagens e fotografias: Cortesia da Munich Creative Business Week
A décima terceira edição da semana criativa de Munique (mcbw) tem como tema principal como co-criar com a natureza e nas palavras de Nadine Vicentini, directora executiva da bayern design, “a era em que vivemos, referida pelos cientistas como o antropoceno, é caracterizada pela vontade inexorável da humanidade de criar, no entanto, temos de reaprender a colaborar com a natureza, a aceitá-la como co-designer, a viver e a crescer ao seu lado em vez de tentar regulá-la”. A responsável alemã conclui, em forma de síntese, que é preciso colaborar ao invés de dominar. Expressa que assim está lançada uma orientação clara para o mote deixado para esta edição, que vai juntar especialistas, designers, representantes do mundo empresarial, estudantes de design, de arquitectura, de gestão e de outras disciplinas para fazer design.
Para Boris Kochan, presidente do Deutscher Designtag -organização que congrega o design alemão- e membro do conselho consultivo da mcbw, a semana criativa de Munique tem sabido dar a visibilidade que o bom design precisa e transformou-se numa proposta de encontro para mais de 150 empresas de design, organizações e instituições académicas. Considera ainda que a mcbw é hoje o palco alemão mais importante para o design que é relevante para a sociedade e a economia.
No dia 13 de Maio, no Munich Urban Colab, realiza-se a cimeira do design e o destaque vai para Stefano Boeri que vai apresentar a sua visão das cidades do futuro, que se ligam à natureza através de hortas comunitárias, agricultura municipal, parques e florestas. Para Angelika Nollert, directora do Die Neue Sammlung, o museu de design de Munique, e membro do conselho consultivo da semana criativa, estamos “numa altura em que as alterações climáticas são notórias, o mote como co-criar com a natureza é altamente relevante e promete um debate valioso. Conclui e sublinha que “Stefano Boeri é um profissional interdisciplinar, um artista e um arquitecto empenhado na socioeconomia e nas alterações climáticas”.
A cimeira tem também como oradores já inscritos Maurizio Montalti, da Sqim e Officina Corpuscoli, Daniela Bohlinger, do grupo BMW, Laura Kiesewetter, da hylo tech e ICD, Tom Kortbeek, da Fillip Studios e o moderador Leonhard Nima, do Studio Nima. Debaixo do mote da semana criativa, a cimeira procurará dos oradores o seu pensamento e que eles possam deixar algumas respostas para temas centrais como as descobertas nos campos da biologia e da ecologia podem ser aplicados no design, como pode a economia circular contribuir para a biodiversidade, como é que podemos estabelecer parcerias com a natureza e desenvolver produtos e processos, que lugar tem a natureza no nosso ambiente digital ou como pode a tecnologia ajudar-nos a compreender e vivenciar a natureza.
Consta ainda da programação a presença de um painel de peritos de três centros de design da Europa no qual se discutirá os desafios ecológicos mais prementes do continente. Para Thorsten Buch, director da mcbw, há um sentido de satisfação pelo facto da relevância global do mote deste ano se reflectir na cimeira de design, não só através dos oradores principais mas também através da experiência de três organizações membros do Bureau of European Design Associations (BEDA) que, pela primeira vez, estarão representadas no evento, com um painel de discussão que lhes foi dedicado.
Na antecipação desta comunicação da semana criativa de Munique, os promotores destacam outras iniciativas da programação como a Sinfonia Arabidopsis, pela Fillip Studios, uma experiência de realidade aumentada; documentário e realidade virtual, em parceria com o festival DOK de Munique; dois expositores com intervenções da Rosenthal e da Drees & Sommer Brand Experience e a EPEA, no primeiro uma exposição das colecções da Rosenthal com as parceiras de Sebastian Herkner, Studio Dror, Claus, Josef Riedel, Cédrit Ragot e BIG e no segundo uma instalação de materiais de construção recolhidos após a demolição de edifícios.
Outros parceiros desta 13.ª edição da mcbw, como a Fraunhofer-mcbw-nature-lab, a Parsons Healthy Materials Lab, a Escola Superior de Ciências Aplicadas da Universidade de Munique, a KISKA, o BMW Group Design em parceria com o o museu do design Die Neue Sammlung e a DDX. Deste leque de parceiros destacamos a Parsons Healthy Materials Lab, da Escola de Design Parsons em Nova Iorque, Estados Unidos da América, que é parceira da Nova Bauhaus Europeia, a partir do seu escritório escritório europeu na Alemanha. No seu papel de instituição global, versada em design e pesquisa, centrando todas as suas decisões relacionadas com design nos factos relacionados à saúde do planeta e das pessoas, o laboratório da Parsons desafia os arquitectos e os projectistas a mudarem de materiais de construção baseados em recursos fósseis para materiais naturais mais saudáveis. A equipa do laboratório está a trabalhar numa partilha de conhecimentos entre a União Europeia e os Estados Unidos da América, tendo como desígnio acelerar a transformação para edifícios saudáveis.
Mais informação em https://www.mcbw.de/en