Uwe Cremering

É o director do iF International Forum Design, de Hanôver, na Alemanha, e desde Junho de 2021 que assume o compromisso de elevar e reforçar a marca a um patamar mundial. A abertura de uma filial nos Estados Unidos da América, o processo de transformação digital do iF e a abertura da Fundação do Design são etapas que apontam para um caminho de consolidação interna e externa.

Entrevista por Tiago Krusse
Fotografias: Cortesia do iF Design, Hanôver, Alemanha

O que define o seu trabalho como diretor do iF Design Award? Qual é a filosofia da metodologia de trabalho de Uwe Cremering como diretor do iF?

Dedico muito tempo para discussões pessoais com nossos clientes internacionais. É extremamente importante para mim e para nós estarmos próximos do cliente. É por isso que passo mais de 120 dias viajando todos os anos. Isso significa que podemos sempre adaptar as nossas competições às necessidades do mercado. Este ano, por exemplo, criámos um grupo de trabalho de sustentabilidade externo internacional para fortalecer a sustentabilidade como um princípio fundamental do iF Design Award.

Internamente, para minha equipa, tenho porta está sempre aberta. Estou sempre de ouvido atento e procuro resolver problemas junto com os funcionários. No entanto, também é importante para mim que cada membro da equipa iF – em todo o mundo – aja com um forte sentido de responsabilidade pessoal. Estou convencido que cada colaborador pode crescer com as suas tarefas!

Quem é Uwe Cremering? Qual é o seu caminho de vida e quais são as suas aspirações? 

Uwe Cremering … é director geral da iF International Forum Design GmbH, em Hanôver, desde Junho de 2021. Antes disso, fiz parte da equipa de gestão da Sennheiser electronic, um dos principais fabricantes mundiais de auscultadores e microfones, por muitos anos . Comecei a minha carreira como gerente de projectos da EXPO 2000 em Hanôver.

Há três anos, assumi a gestão de uma equipa internacional de sucesso. Com o iF Design Award, organizamos um dos maiores e mais prestigiados prémios de design a nível mundial. E temos muito potencial como marca de actuação mundial que quero activar no futuro.

Quando é que decidiu mudar da Sennheiser para o iF? O que o incentivou a essa mudança? 

Definitivamente gostei do meu trabalho na Sennheiser, e ela ainda é uma marca de grande afecto para mim. Mas, depois de 20 anos na Sennheiser, perguntei-me se havia algum novo desafio que gostaria de enfrentar. E foi precisamente neste momento que a iF Design me abordou. Não pensei duas vezes e disse “Sim!”. A iF Design é uma marca internacional tão forte, com uma imagem tão positiva e uma equipa fantástica a nível mundial, que vale a pena tentar novamente.

O legado deixado por Ralph Wiegmann é de peso e marca a solidez do prémio e a reputação mundial. Como tem sido a responsabilidade de gerenciar isso e agregar ainda mais valor ao que foi feito? 

O legado de Ralph Wiegmann é realmente grande. Sob sua liderança a iF Design tornou-se sinónimo de excelência, integridade e relevância global na indústria do design. Assumir a responsabilidade pela continuação deste legado foi uma honra e uma tarefa desafiante. Exigia um profundo respeito pelas bases que Ralph estabeleceu, garantindo ao mesmo tempo que continuássemos com visão de futuro e adaptáveis ​​num mundo onde o design está a evoluir a um ritmo sem precedentes. Em última análise, é meu trabalho garantir que o iF Design continue a inspirar e energizar a comunidade global de design. A abertura de uma subsidiária com sede nos EUA, toda a transformação digital com a iF Design e a abertura de uma iF Design Foundation, em Setembro do próximo ano, podem ser bons exemplos deste percurso.

Como vê o futuro do iF, em termos de desafios relacionados com a crescente competição entre iniciativas deste formato e que retrocessos se percebem no horizonte?

O futuro da iF Design reside no nosso compromisso com a inovação, a inclusão e a manutenção dos mais elevados padrões de qualidade. Como instituição global de design com uma longa tradição, sabemos que a concorrência está a aumentar no cenário dos prémios de design. No entanto, isso é mais uma oportunidade do que uma ameaça. O número crescente de iniciativas demonstra a importância crescente do design como força transformadora em indústrias e culturas.

O nosso desafio é evoluir para permanecer na vanguarda. A força do iF é a sua comunidade internacional – designers, empresas e visionários que acreditam no poder do bom design para moldar um futuro melhor. Juntos, superaremos esses desafios e continuaremos a inspirar e a capacitar a comunidade global de design. A iF Design Academy para cursos de pós-graduação em design completará a nossa oferta à comunidade de design.

Porque demorou tanto ao iF abrir uma filial nos Estados Unidos da América?

A iF Design, sob a liderança de Ralph Wiegmann, concentrava-se na região asiática da época. E isso tem sido muito bem sucedido até agora. Quando entrei, naturalmente analisei o mercado do iF Design – e descobri que o cenário do design americano também queria fazer parte da comunidade iF Design. E assim, no ano passado, decidimos dar um primeiro passo importante nos EUA e criar uma subsidiária em Nova Iorque. É sempre importante olhar para o futuro e estar aberto a novas ideias.

Em que estágio se encontra a Fundação iF?

Fundada em 2018, a iF Design Foundation, sem fins lucrativos, é a única accionista da iF International Forum Design GmbH. Sob o rótulo “Designing design education – Impulses for a new curriculum”, a fundação organiza uma série de eventos com palestrantes internacionais em conjunto com o Neue Sammlung, em Munique. Em simpósios, workshops e diversas publicações, a fundação desenvolveu blocos de construção que poderiam ser usados ​​para reformar os estudos de design. Em Novembro de 2025, esta série de eventos culminará num evento central e numa publicação. Ao mesmo tempo, estamos atualmente a trabalhar com a Fundação para estabelecer uma iF Design Academy. Uma academia destinada a executivos de design nos mercados da Alemanha, EUA, República da Coreia e China. Queremos lançá-la no mercado no Outono.

A língua portuguesa é uma das cinco mais faladas no mundo, porque é que não há um foco no iF em relação a Portugal e aos países de língua oficial portuguesa?

Estabelecemos um escritório de representação no Brasil há muitos anos – juntamente com o Centro Brasil Design, em Curitiba. Infelizmente, ainda não estamos representados em todos os países europeus com contactos regionais. Mas continuamos a expandir isso. A iF Design opera em todo o mundo – e já leva em consideração muitas línguas e culturas. Os designers e as empresas portuguesas são muito bem-vindas e, claro, também podem candidatar-se a todas as competições iF.

Por que ainda é importante competir no prémio iF? 

Há mais de 70 anos que o iF Design Award reconhece o bom design. Desde então, o prémio tem sido regularmente adaptado às novas necessidades – por isso podemos dizer com orgulho que as nossas competições são sempre de última geração.

Designers, arquitetos e fabricantes de todo o mundo que desejam saber como se saem em competições internacionais competem regularmente com seus produtos e projetos no iF Design Award. Eles sabem que nossos júris são compostos por excelentes especialistas internacionais e recebem um gráfico de feedback individual para cada projeto apresentado. Eles valorizam o selo iF Design e o utilizam para sua comunicação. Todo o design premiado é exibido para sempre no site ifdesign.com. Além de nossas extensas actividades nas redes sociais, os vencedores dos prémios utilizam a cerimónia de entrega de prémios para networking internacional, por exemplo. E isto é único nos nossos eventos: no final de Abril de 2025, mais de 2.000 convidados da comunidade internacional de design reunir-se-ão uma vez mais para networking em Berlim.

O que significa si bom design?

Todos os produtos e projectos inscritos no iF Design Award são avaliados com base em cinco critérios de avaliação, que foram desenvolvidos em colaboração com uma equipa de especialistas internacionais em design: Ideia, Forma, Função, Diferenciação e Sustentabilidade. Cada jurado insere sua avaliação detalhada de cada inscrição na iF Digital Jury Tool©, que fica disponível para todos os participantes como uma tabela de feedback. Os produtos e projetcos vencedores do iF Design Award representam, portanto, uma abordagem holística de bom design.