
Vibrações bávaras
A Munich Creative Business Week (mcbw), organizada pela bayern design, chega à 14.ª edição e tem lugar entre os dias 10 e 18 de Maio de 2025, em Munique, na Alemanha. No centro das suas actividades, programadas para este ano, coloca-se a questão sobre que contribuição o design pode dar a uma sociedade dinâmica, vibrante e democrática.
Imagens e fotografias: Cortesia da Munich Creative Business Week – Fotografia de abertura: Studio Olaf Becker

A Munich Creative Business Week tem na sua programação deste ano perto de 200 iniciativas em espaços públicos, desde exposições, a palestras ou a seminários criativos. A bayer design, como organizadora, concebeu todo um programa voltado para a participação, envolvendo profissionais nas áreas do design e da arquitectura mais o público. A variedade de formatos, desde a abordagem académica às interpretações lúdicas do tema principal – como projectar uma sociedade vibrante -, incentivam os participantes a envolverem-se, trocando ideias, explorando e a conhecerem-se.
Principais temas da mcbw 2025:
• ABB Robotics | Empatia através do design: O ser humano no foco do design robótico | Workshop / sessão de coaching
• BMW Group Design x Die Neue Sammlung – O Museu do Design | Novos Modos VI “Eu em um Nós Maior” | Painel de discussão
• der Freitag | Como o jornal semanal “der Freitag” cria uma marca | Palestra
• Deutscher Designtag | DIVE’25 | Conferência
• Etcorporate | Oceanos de Mentes | Interacção
• Fraunhofer-Netzwerk | Fraunhofer apresenta: “Human AI” – Interação Humano-IA Empática | Exposição
• Holzrausch GmbH | Histórias de Cozinha | Palestra
• IUD Institut für Universal Design | Prémio Universal de Design | Exposição dos vencedores + prémio do público | Exposição
• MAGAZIN® | A história do raawii | Palestra
• hub mcbw | Ponto de informação | Sede do festival mcbw em Ruffinihaus, Rindermarkt
• pop-up mcbw x Collective Paper Aesthetics x KURZ | Instalação
• pop-up mcbw x Designblok Praga | Instalação
• pop-up mcbw x MA Identity Design (THA) | Instalação
• espaço público mcbw x Sintesi Labs | Sente-se! | Instalação
• Schnitzer& | Atlas do Comum | Exposição

Destaque para o dia 12 de Maio, no Munich Urban Colab, realiza-se a conferência internacional, business to business, que aborda o tema desta edição sob diversas perspectivas. O primeiro ponto na da agenda é constituído por um painel composto por representantes de centros de design europeus, numa conversa moderada por Christina Melander, directora do Centro de Design Dinamarquês e presidente do Departamento das Associações Europeias de Design (BEDA). O debate será seguido por seis breves apresentações, seleciconadas por meio da chamada pública de trabalhos e cujos apresentadores são os seguintes: Igor Brncic, da Oliv Architekten; Thorsten Habermann-Muhsal, da prettygoodideas; Regina Hanke, professora de design de comunicação, fundadora da LEILA, secretária da BEDA e profissional de design em saúde; Thomas Mandl, Nila Rezaei, Christopher Krainer e Chu Yie Voung; e Oliver Ristau, da IBM. Das aproximadamente 80 inscrições submetidas, 11% vieram de fora da Alemanha; 40% foram enviadas por indivíduos, 31% por agências de design e 15% por empresas, instituições, semanas de design e universidades. A organização tomou a decisão de não tornar o mcbw design summit responsabilidade de um único mcbw Creative Explorer e, ao invés, abriu espaço a um painel de seis conferencistas reputados que discutirá três pontos temáticos:
– Shaping Togetherness, com Ezio Manzini, presidente da Rede DESIS, e Carsten Waldeck, cofundador da Shift e moderação de Anna Wörner; Inspiring Empathy, com Kim Dabbs, vice-presidente global de ESG e inovação social da Steelcase e Alona Kharchenko, cofundadora da CTO Devanthro e moderação de Francesca Terzi; Opening Minds com Ana Relvão, cofundadora da Relvãokellermann, e Tim Brown, presidente da IDEO e moderação de Leonhard Nima.

Mais informação em https://www.mcbw.de/en/program