A neurociência da Nike
 
Os modelos Mind 001 e Mind 002 são o resultado de 10 anos de trabalho criado pelo Nike Mind Science Department, introduzindo assim os primeiros sapatos baseados na neurociência e com o propósito de tornar os atletas calmos, focados e presentes nos períodos antes e após as competições.
 

Texto: Tiago Krusse
Fotografias: Cortesia da Nike

Os modelos Mind 001 e Mind 002, um desafio da ciência, engenharia e tecnologia de manufactura que tomou 10 anos de investimento à Nike Mind Science Department, um grupo de trabalho dentro da Nike Sport Research Lab.

São as primeiras inovações apresentadas pela Nike e que recorreram à neurociência para dotar este calçado de características muito particulares, sobretudo para atletas de alta competição, antes e depois das provas, fornecendo-lhes a tranquilidade, o foco e a presença nesses períodos de maior exigência para o seu sistema nervoso. A activação de estímulos é feita através da planta dos pés por intermédio de 22 nódulos de espuma independentes, por sapato, ligados a uma material flexível e resistente à água, permitindo que a sua acção possa equiparar-se à de pistões e eixos cardã enquanto os atletas se movem, transmitindo-lhes a sensação, e até mesmo a textura, do solo. Estes estímulos vão despertar a percepção sensorial e, por esse modo, ajudar os atletas a afastar pontos de distracção aumentado, assim, a sua concentração.

A Nike comprovou, pela neurociência, que a estimulação da planta dos pés efectuada pelos modelos Mind 001 e Mind 002 activa regiões sensíveis do cérebro. É estudada e documentada a matéria que expressa que o sistema nervoso é indispensável para que se processem e se executem estímulos conscientes, movimentos e sensibilidade. A Nike aprofundou assim conclusões, com dados, sobre a ligação entre a mente e o corpo. Naquele que é um dos poucos laboratórios móveis de imagem cerebral e corporal, os neurocientistas da Nike Mind Science Department estudam o sistema nervoso, a actividade cerebral e a cognição dos atletas em movimento. Todo este investimento permitiu que se chegassem a descobertas únicas que fundamentam uma categoria completamente nova de produtos e serviços para ajudar os atletas a prepararem-se , treinarem, competirem e recuperarem melhor no antes e o após as competições. São ao todo 45 anos que a marca se dedica ao estudo do corpo em movimento.

Modelo Nike Mind 001.

O modelo Mind 001 é mais prático no de calçar e de descalçar, já o Mind 002 tem a característica de fixar o pé à palmilha, para maior uma sensibilidade e suporte. Dois produtos novos, que se complementam, salientando a importância da neruociência e o caminho que a Nike enceta pelos territórios da mente. No comunicado de imprensa da marca o doutor Matthew Nurse, vice-presidente e director científico da Nike salienta que “ao estudar a percepção, a atenção e a reacção sensorial, exploramos a conexão cérebro-corpo de novas maneiras”. Os inovadores modelos chegam às lojas em Janeiro de 2026.

Mais informação em https://about.nike.com/en/