Humanos e design
 
O Salão do Móvel de Milão, em Itália, na sua 63.ª edição, decorre até ao dia 13 de Abril, reunindo mais de dois mil expositores, oriundos de 37 países, e reforçando de uma forma mais envolvente a sua associação simultânea aos programas que se estendem pela cidade. Em mais um ano de Euroluce salienta-se a primeira edição do Euroluce International Lighting Forum onde serão debatidos, durante dois dias, os temas mais actuais de design de luz.

Fotografias: Cortesia do Salão do Móvel de Milão – Fotografia de Abertura: Diego Ravier

Fotografia de Andrea Mariani©

A 63.ª edição do Salão do Móvel de Milão, de 8 a 13 de Abril de 2025, conseguiu vender todo o seu espaço de exposição a mais de 2,100 expositores dos quais se salienta a presença de 168 marcas que se estreiam e 91 que regressam. Quanto ao número de visitantes profissionais a rumarem a Fiera Rho nele se incluem decisores, compradores, designers e investidores vindos de 150 países. Num momento em que a Europa vive momentos sociais e económicos de grande incerteza, guerra na Ucrânia e a guerra comercial encetada por Donald Trump, a organização dá mostras de vitalidade reforçada depois dos difíceis anos da pandemia e pós pandemia.
A cidade Milão e a região da Lombardia voltam uma vez mais a expressar, não só com números, o seu comprometimento económico e social com o design industrial, afirmando perante outros competidores, que este ano tiveram de rever de forma aguda as suas estratégias, que o Salão do Móvel de Milão volta uma vez mais a afirmar-se como o palco principal neste campo. Os promotores afirmam que a sua política e estratégia se mantém, o seu investimento recai para as necessidades da indústria e do ponto vista da qualidade de uma economia, de valor acrescentado, as preocupações são as de juntar profissionais de excelência, abrindo campo propício para a apresentação de inovações tecnológicas, pesquisa e desenvolvimento de produtos mais os desafios apresentados pela sustentabilidade, tornado-os em vantagens competitivas. Com o lema Pensado para Humanos, será uma oportunidade para sentir o mercado, nas complexas relações entre oferta e procura, e perceber qual a nova realidade de todos os seus intervenientes.

O Design Kiosk na Piazza della Sacala.

Em termos de programação do Salão do Móvel de Milão, há um novo reforço da ligação da feira à cidade e ao que se junta também uma maior abrangência às muitas iniciativas paralelas que decorrem pela cidade. A oportunidade de receber quem vem de fora e ao mesmo tempo permitir que as marcas, suas lojas e revendedores, reforcem os seus contactos. Do ponto de vista da comunicação, os promotores construíram toda uma estratégia que fazendo bom uso do digital permite que os visitantes possam gerir da melhor forma todos os seus compromissos, dentro e fora da feira.
Em ano de mais uma bienal Euroluce os números são também reveladores desta edição, com 306 expositores dos quais 45% oriundos do estrangeiro e entre eles captando o interesse de marcas líderes de mercado.
O SalloneSatellite que recebe este ano 700 designers de 36 países e um conjunto composto de 20 escolas e universidades estrangeiras de design. O tema desta edição é Novo Artesanato: Um Mundo Novo.
Um nota final para o enfoque na sustentabilidade com o Salão do Móvel de Milão, que mantém desde 2023 o Certificado ISO 20121, sensibilizando e encorajando os expositores a seguirem directivas mais sustentáveis, que se tornam cada vez mais desafiantes nos princípios definidos pela política de sustentabilidade do promotor do evento.

Mais informação em https://www.salonemilano.it/en/exhibitions/salone-internazionale-del-mobile